Alguns sintomas comuns incluem dor na região dos ouvidos, sensibilidade na mandíbula, sons como cliques e estalos ao abrir a boca, ou mesmo dores de cabeça e dores no pescoço.
O dentista pode ajudar a identificar a origem da dor com um exame detalhado e radiografias apropriadas. A dor pode estar relacionada com os músculos faciais, com a mandíbula ou com a ATM ( articulação temporo-mandibular), localizada na frente da orelha.
A maneira de como os dentes se encaixam - a mordida - pode causar este distúrbio da articulação da mandíbula. Acredita-se que o stress seja outro fator determinante desta disfunção.
Os tratamentos para este tipo de dor incluem exercícios para redução do stress, relaxantes musculares ou o uso de um aparelho bucal (placa) para evitar que se apertem ou ranjam os dentes.
O correto diagnóstico é um passo importante antes do tratamento. Parte de seu exame clínico inclue a checagem das articulações e músculos da face para observação da dor, cliques, estalidos ou dificuldade de movimentação da boca.
O dentista indicará o tipo de tratamento necessário para o seu problema em particular.